Ponte Alta entre os municípios com maior vulneráveis a desastres naturais

Publicado em 18/09/2013 às 10:30 - Atualizado em 18/09/2013 às 10:32

Ponte Alta entre os municípios com maior vulneráveis a desastres naturais

Mais de mil municípios brasileiros fazem parte da lista de vulneráveis a desastres naturais. Na Serra Catarinense, Ponte Alta aparece como um dos municípios que pode sofrer a qualquer momento com fenômenos de grandes proporções como chuvas, inundações, enchentes, enxurradas, desmoronamentos e deslizamentos.

Danos à comunidade local e registros de mortes são resultados destes acontecimentos. A partir da problemática, um mapeamento das áreas de risco - feito com base no número de mortes, frequência de grandes eventos destrutivos e população atingida ou afetada - objetiva antecipar medidas para a redução de danos.

A classificação dos prioritários foi a partir de análise dados existentes nos arquivos da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Entre as informações coletadas está o risco de desastres relacionados a deslizamentos e inundações. O mapeamento também classifica os Municípios por risco geológico, risco hidrológico, análise de risco e plano de intervenções, suscetibilidade e carta geotécnica de aptidão.

Medidas

Com a análise das vulnerabilidades locais, será viável promover um trabalho de elaboração de propostas de intervenções, ou seja, ações para diminuição do risco de deslizamentos e inundações nos Municípios. O governo pretende desenvolver ações de gerenciamento de risco de desastres em 821 Municípios até o fim de 2014.

Veja a lista dos Municípios aqui

Municípios Catarinenses maior vulneráveis a desastres naturais.

Rio Negrinho

Palhoça