Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Ponte Alta entre os municípios com maior vulneráveis a desastres naturais

Publicado em 18/09/2013 às 10:30 - Atualizado em 18/09/2013 às 10:32

Ponte Alta entre os municípios com maior vulneráveis a desastres naturais

 

Mais de mil municípios brasileiros fazem parte da lista de vulneráveis a desastres naturais. Na Serra Catarinense, Ponte Alta aparece como um dos municípios que pode sofrer a qualquer momento com fenômenos de grandes proporções como chuvas, inundações, enchentes, enxurradas, desmoronamentos e deslizamentos.

Danos à comunidade local e registros de mortes são resultados destes acontecimentos. A partir da problemática, um mapeamento das áreas de risco - feito com base no número de mortes, frequência de grandes eventos destrutivos e população atingida ou afetada - objetiva antecipar medidas para a redução de danos.

A classificação dos prioritários foi a partir de análise dados existentes nos arquivos da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Entre as informações coletadas está o risco de desastres relacionados a deslizamentos e inundações. O mapeamento também classifica os Municípios por risco geológico, risco hidrológico, análise de risco e plano de intervenções, suscetibilidade e carta geotécnica de aptidão.

 

Medidas

 

Com a análise das vulnerabilidades locais, será viável promover um trabalho de elaboração de propostas de intervenções, ou seja, ações para diminuição do risco de deslizamentos e inundações nos Municípios. O governo pretende desenvolver ações de gerenciamento de risco de desastres em 821 Municípios até o fim de 2014.

 

Veja a lista dos Municípios aqui

 

Municípios Catarinenses maior vulneráveis a desastres naturais.

 

Rio Negrinho

Palhoça

Lages

Mafra

Jaraguá do Sul

Porto União

Gaspar

Ponte Alta

Presidente Getúlio

Blumenau

Canelinha

Rio do Sul

Joaçaba

Itapiranga

Xanxerê

Meleiro

Joinville16

Três Barras

Correia Pinto